Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Semana da Mobilidade caminha este mês na Mealhada


quarta, 04 setembro 2019

O Município da Mealhada vai participar na Semana Europeia da Mobilidade, promovendo, com o apoio de parceiros, diversas ações de sensibilização sob o lema “Caminhar e pedalar em segurança” e o slogan “Caminha connosco”. As iniciativas vão decorrer em todas as freguesias do concelho da Mealhada, de 16 a 22 de setembro. A maior parte das ações realiza-se no período da noite, entre as 20h30 e as 22h. Todas as iniciativas aliam teoria (“momentos de sensibilização”) à prática.

A Semana da Mobilidade começa na freguesia da Pampilhosa (Jardim Municipal) a 16 de setembro. A 17, será a vez de Barcouço (Jardim Municipal) e, a 18, de Casal Comba (Via Romana). Segue para a freguesia da Vacariça (Jardim Municipal) no dia 19 e, a 20, chega ao Luso (Fonte de S. João). A 21 de setembro (sábado), para em Antes e Ventosa do Bairro: para as 16h30 está agendada a “ação bicicletas” com partida do Largo Mário Navega. No mesmo dia, a partir das 20h30, inicia-se a atividade caminhar, que começa no Pavilhão Municipal da Mealhada. A semana termina a 22 de setembro (domingo) com o “Dia Europeu sem Carros”: entre as 9h30 e as 13h, o Jardim Municipal da Mealhada será palco de atividades para crianças e adultos. Neste período, alguns troços do centro da cidade estarão fechados ao trânsito.

O programa desta semana inclui também atividades direcionadas para colaboradores municipais sob o lema da Semana da Mobilidade e com o intuito de sensibilização para a redução da pegada carbónica. No dia 18, a partir das 21h30, o Cineteatro Municipal Messias recorda “Invictus”. Este filme de Clint Eastwood, concluído em 2009, retrata a chegada ao poder de Nelson Mandela, destacando a sua natureza altruísta e o seu esforço em impor a paz num país dividido por fações étnicas.

Esta será a 18.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e a 20.ª do Dia Europeu sem Carros, iniciativas que já fazem parte do calendário de muitas cidades e vilas da Europa. Em Portugal, a adesão a estas iniciativas tem vindo a aumentar. Esta edição da Semana da Mobilidade foca-se na ideia de que caminhar e pedalar, em segurança, traz benefícios “à saúde, ao ambiente e à conta bancária”.