Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Uma noite para celebrar 50 anos do Carnaval


sexta, 17 setembro 2021

O Cineteatro Messias vai receber, este sábado, a Gala comemorativa dos 50 anos do Carnaval da Bairrada. Um espetáculo que já foi adiado anteriormente, mas que vai homenagear e premiar alguns dos protagonistas do evento. A apresentação estará a cargo de Luciana Abreu e do Rei Momo, interpretado por Sérgio Lindo.

A Gala tem início marcado para as 21 horas e será um evento privado, apenas com convite. No entanto, terá disponível a transmissão online, através das páginas de Facebook e Instagram e do Youtube do Carnaval da Bairrada. “Tivemos de ser muito criativos, dadas as limitações que houve de público e de número de pessoas em cima do palco. Tornou-se complicado fazer o tipo de festa que queríamos”, descreve ao Jornal da Mealhada a presidente da Associação Carnaval da Bairrada (ACB), Janine de Oliveira.

O espetáculo vai servir também para premiar alguns dos intervenientes de meio século de Carnaval. Janine de Oliveira explica que os premiados não foram responsabilidade da ACB. “Convidámos várias entidades, como as quatro escolas, os jornais da região e tivemos um júri externo, composto pela socióloga Dora Gomes e pelos jornalistas Miguel Midões e Mónica Sofia Lopes. A ACB só decidiu o procedimento, não decidiu os prémios”, conta.

Livro e disco

Para além dos prémios, a presidente da ACB destaca outros dois momentos que vão decorrer a 18 de setembro: a apresentação do livro e do CD comemorativos dos 50 anos do Carnaval. “São dois acontecimentos inéditos e são duas marcas que deixamos e que ainda não existiam no Carnaval da Mealhada, estes dois suportes físicos”, destaca.

Será ainda tocado ao vivo o Samba Enredo comemorativo do meio século, composto por Alexandre Lopes e que foi apresentado em fevereiro, tendo tido um videoclip que saiu em junho. Janine de Oliveira espera que a noite de 18 de setembro seja de magia. “Queremos que se torne mágico em termos de emoção. Apelo a todos os que lá estiverem que chamem a memória e a alma de tudo o que viveram no Carnaval, e que estejamos lá a 100%. Porque este trabalho todo que tivemos foi de alma”, aponta a presidente.

Incógnita para 2022

Quanto ao Carnaval do próximo ano, Janine de Oliveira admite haver ainda algumas incertezas. “Depois da Gala, vamos reunir com as escolas de samba para falar sobre o assunto”, revela, não deixando, no entanto, nenhuma pista para o que poderá vir a acontecer. Apesar de não ter havido Carnaval em 2021 por causa da pandemia, mostra-se satisfeita com o que foi conseguido pela Associação. “Conseguimos lançar estes dois suportes físicos, temos a gala e tivemos uma série de iniciativas, como o direto do Instagram com representantes de outros Carnavais nacionais”, enumera.