Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Jovens voluntários limparam, criaram e preservaram espaços verdes do Município da Mealhada


sexta, 16 setembro 2022

Chegou ao fim o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas na Mealhada” que levou doze jovens, entre os 14 e os 21 anos, a envolverem-se em diversas iniciativas ambientais, desde a limpeza de lagos e sargetas à criação de caixas-abrigo ou compostores.

As tarefas desenvolvidas pelos doze jovens durante os 15 dias do programa centraram-se nas questões ambientais, com intervenção em diversos espaços públicos do concelho, nomeadamente no Parque da Cidade. Procederam à recolha e separação de resíduos, recolha de beatas, efetuaram trabalhos de rega no Parque da Cidade e na Quinta do Murtal e vários trabalhos de manutenção no Parque da Cidade, incluindo a limpeza do lago ali existente.

Os voluntários foram acompanhados por Lídia Dias, responsável pelo Centro de Interpretação Ambiental e Técnica Superior de Ambiente, que explicou como surgiu a candidatura deste programa a nível nacional do IPDJ, “há mais de quinze anos que o Município não se inscrevia. É necessário tirar os jovens de casa e colocá-los em contacto com a natureza”.

Lídia Dias refere que o mais difícil era fazer a gestão de doze jovens, “a mobilidade de doze jovens não é fácil, até se podia ter feito uma divisão, ou seja, uns vão para um sítio, outros vão para outro local. Este será um aspeto a melhorar”. Por sua vez, considera que o que foi mais gratificante foi “vê-los despegar das tecnologias, do seu envolvimento com o trabalho, foram quinze dias diferentes para estes jovens”.

Carolina Soares é estudante de Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e soube do voluntariado através das redes sociais, “vi o programa e achei interessante, como tenho mais tempo livre, era uma boa iniciativa para ocupar o meu tempo”. Carolina foi a voluntária inscrita mais velha, com 21 anos, e explica que esta iniciativa foi enriquecedora, “acho que faz muita falta fazer voluntariado, achei que, por exemplo, Barcouço era o sitio mais limpo a que já fui, no resto das localidades foi necessária a nossa ajuda para limpar os locais. Sinto que conseguimos limpar muitas coisas”.

Adriana Bernardes, mãe do voluntário André Bernardes, é que tomou conhecimento do programa de voluntariado, “quando lhe disse, ele mostrou-se logo interessado”. A encarregada de educação do André acredita que voluntariado foi uma mais valia para o filho, pois “permitiu que ele não estivesse as férias todas ao telemóvel e consola, permitiu ter contacto com a natureza, e permitiu-lhe conhecer um pouco do que é o mundo do trabalho, como tinha horários e tarefas a cumprir. Foi muito construtivo para ele e para o seu crescimento, para perceber outras realidades a nível ambiental”.

O programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, tem como objetivo promover práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e da recuperação de territórios afetados.