Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Penacova foi o centro de Karaté Shukokai em Portugal


quinta, 25 maio 2023

Decorreu neste passado fim de semana, nos dias 20 e 21 de maio, o Campeonato de Portugal de Karate Shukokai – Penacova 2023, que juntou em Penacova um total de 228 atletas, a disputarem os títulos de Campeões de Karate Shukokai da Associação Portuguesa de Karate Shukokai, nas provas de Kata e Kumite, individual e equipa, nos escalões de infantis, iniciados, juvenis, cadetes, juniores, seniores e veteranos.

Felicitações e parabéns foram frequentes ao longo do evento pelos seus intervenientes diretos - atletas, treinadores e árbitros, mas também pelos indiretos, em particular, do público presente no Pavilhão Municipal Aniceto Simões, que viu nestes dois dias, uma cor especial no próprio espaço e a possibilidade de usufruir de diversas atividades promotoras do turismo e cultura penacovense.

Numa organização conjunta entre o Clube Karate Penacova, a Associação Portuguesa de Karate Shukokai e a Câmara Municipal de Penacova, que contou com o patrocinador oficial, J. Henriques Mediação de Seguros Lda.; Diário das Beiras, como jornal oficial; e a Rádio Regional do Centro, como rádio oficial do Campeonato, o evento apresentou um elevado nível competitivo, o que mesmo assim, não impediu que os atletas do Clube Karate de Penacova, conquistassem dez medalhas de 3.º lugar, cinco de 2.º lugar e uma de 1.º lugar.

De entre os atletas Penacovenses, especial destaque para o atleta João Seco, Júnior de primeiro ano, que conquistou cinco medalhas: 1.º lugar, open masculino Senior; 2.º lugar, Kumite Individual Júnior; 3.º lugar, Kumite Equipa Sénior; 3.º lugar, Kata Individual Masculino + 4.º kyu; e 3.º lugar, Kata Equipa Sénior. Com a performance apresentada, o atleta de Penacova aumentou fortemente a possibilidade de conseguir conquistar uma vaga na restrita comitiva da Seleção Nacional da APKS, que irá participar no Mundial de Karate Shukokai, a realizar em julho do presente ano.

Nos momentos protocolares do Campeonato marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Magda Rodrigues, o Presidente da Junta de Freguesia de Penacova, Alcino Francisco, e ainda, o Sócio-Gerente do Patrocinador Oficial, Seguros J. Henriques.

Na sessão de encerramento, aquando do discurso do Presidente da Comissão Organizadora, Carlos Marques referiu estar de consciência tranquila, convicto de que, em conjunto com a equipa de parceiros e colaboradores, foi construído um evento inesquecível na memória de todos aqueles que estiveram presentes. Prestou um agradecimento à Câmara Municipal de Penacova que, desde o primeiro momento acolheu a ideia, ajudando a desbloquear alguns contratempos com o objetivo de que esta iniciativa atingisse os contornos desejados, disponibilizando recursos e apoiando em toda a logística deste evento, de forma a conquistar, por um lado a merecida visibilidade e, por outro lado uma realização simultaneamente, interessante, sugestiva e atrativa.

Carlos Marques prestou um agradecimento a todos os patrocinadores que tornaram possível encontrar meios e apoios indispensáveis, bem como todos os parceiros envolvidos na realização de atividades paralelas à competição para a comunidade, nomeadamente, a Câmara Municipal, as Serranas do Mondego, os Cavaquinhos da União Recreativa e Popular da Rebordosa, e por último, os Yolo Dance Crew.

Finalmente, o agradecimento especial e bastante emotivo do Prof. Carlos Marques foi dirigido a toda a Comissão Organizadora de Pais do Clube, pelos dias e algumas noites dedicadas ao evento e que efetivamente permitiram que este Campeonato tivesse ficado marcado e relembrado pelo nível organizativo.

No desfecho deste discurso de encerramento assinalou que “um dia não se vive duas vezes, mas os desafios que nos aliciam e preenchem, quando constituem espaços de realização pessoal e profissional e são o significado do respeito pela nossa liberdade individual, também nos aproximam daqueles que mais gostamos!”. Terminou com a frase “permitam-me que vos diga agora e em poucas palavras qual a minha simbólica expressão de gratidão: obrigado pois valeu a pena!”.