Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município de Mortágua investe mais de 2 milhões de euros na Educação


segunda, 02 outubro 2023

Investimento no setor da Educação no ano letivo 2023-2024 ultrapassa os 2 milhões de euros. Serviços de Apoio à Família e novas competências transferidas para o Município representam a maior fatia do investimento municipal nesta área.

O Município de Mortágua vai investir mais de 2 milhões de euros na área da Educação no ano letivo 2023-2024, sendo que uma parte significativa desse investimento insere-se num programa integrado de apoio às famílias, no sentido de atenuar as despesas escolares e promover condições de equidade e sucesso educativo para todas as crianças e jovens.

Um programa que inclui medidas como Creche gratuita; Gratuitidade das refeições para todos os alunos do 1º Ciclo e Pré-Escolar; Oferta das fichas escolares para os alunos do 1º Ciclo; Comparticipação na aquisição de material escolar (valores variáveis em função do escalão de Abono de Família); Prolongamento de Horário; Transportes Escolares gratuitos para todos os alunos (todos os níveis de ensino); atribuição de Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Secundário e Superior.

Na vertente pedagógica, o Município assegura Atividades de Enriquecimento Curricular - Inglês, Atividade Física e Desportiva, Introdução à Programação e Robótica, e Música. Nesta última área há uma aposta reforçada na aprendizagem, através da parceria com o Centro de Música e Artes do Dão (CMAD).

Na vertente de apoio especializado, o Município está a trabalhar na criação de uma Equipa Multidisciplinar, abrangendo serviços de Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Equitação Terapêutica, no sentido de apoiar, de forma integrada e personalizada, os alunos com necessidades específicas, e promover o sucesso escolar.

“A Educação é o pilar principal da valorização da nossa comunidade e do desenvolvimento do nosso território. Investir na Educação é investir no futuro das nossas crianças e jovens, no futuro do nosso concelho e também do nosso país. Estamos a falar de um investimento municipal desde o Pré-Escolar até à frequência do Ensino Superior”, vinca o Presidente da Câmara, Ricardo Pardal.

Aproveitando o período das férias escolares, o Município procedeu à execução de trabalhos de manutenção nos três estabelecimentos de ensino, nomeadamente a nível de equipamentos de recreio, caixilharia e pinturas. Nas Escolas Básicas 2.3 e Secundária foram ainda construídas novas rampas para permitir a circulação de cadeiras de rodas em todo o espaço escolar.

Estas intervenções de conservação e beneficiação dos edifícios escolares inserem-se nas competências que foram transferidas da Administração Central para o Município.

Esta semana iniciou-se a empreitada de construção do abrigo exterior da Escola Básica Dr. Afonso Abrantes.

A estrutura permitirá o resguardo no acesso ao estabelecimento escolar, sobretudo nos dias de chuva ou intempéries, desempenhando ainda uma função de sombreamento nos dias de maior calor.

Desta forma, todo o percurso desde o ponto de chegada dos autocarros de transporte escolar até à entrada para o estabelecimento escolar, ficará coberto. Esta obra, que representa um investimento de 154.111,60 euros totalmente suportado pelo Município, insere-se no objetivo de proporcionar as melhores condições de conforto, segurança e comodidade aos alunos e comunidade educativa em geral.

A Escola Básica Dr. Afonso Abrantes é frequentada por mais de 400 alunos, do Pré-Escolar e 1º Ciclo.

 

Relvado sintético pronto no 1.º trimestre do ano letivo

Ainda no corrente ano os alunos da Escola Básica Dr. Afonso Abrantes vão ter à sua disposição um campo relvado sintético para a prática desportiva (futebol e outras modalidades). A obra está em fase adiantada de execução, tendo já sido executadas a base e as infraestruturas básicas, bem como instalado o edifício de apoio que alberga os balneários, instalações sanitárias e posto médico. O campo poderá ser utilizado durante o dia e a noite, estando equipado com torres de iluminação. Este relvado sintético vai servir a população escolar e ainda os clubes de futebol do concelho.

Esta zona desportiva vai contar ainda com dois campos de Padel cuja construção já foi iniciada.