Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Título de Cidade Europeia do Desporto 2020 “foge” a Anadia


quinta, 17 janeiro 2019

A ACES Europe (European Capitals and Cities of Sports Federation), entidade responsável pela atribuição do título de Cidade Europeia do Desporto 2020, fez saber ao município que não tinha sido escolhido para essa distinção, tendo sido atribuída a Odivelas. Maria Teresa Cardoso, líder do executivo anadiense, deu a conhecer o veredito na reunião de câmara do passado dia 16 de janeiro, tendo confessado “uma certa tristeza” pelo resultado.

Conforme avança a autarquia anadiense, a decisão da ACES Europe foi comunicada por via de um ofício, no qual parabenizam o município pela “excelente candidatura apresentada”. Atendendo ao investimento feito na candidatura e à certeza de que “Anadia realizou um grande projeto tendo dado o seu melhor”, Maria Teresa Cardoso informou o município de que respondeu ao ofício requerendo a comunicação dos critérios que presidiram à avaliação da candidatura.

Aguardando que seja dada resposta ao pedido, a autarca não esconde a insatisfação pelo resultado da avaliação à candidatura, aproveitando para agradecer a todos os agentes que intervieram no processo, desde o executivo, juntas de freguesia, comunidade local, municípios da Bairrada e da região de Aveiro, passando pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Turismo Centro de Portugal, universidades, embaixadores, até às associações desportivas e culturais do concelho de Anadia. “Tivemos uma região unida em torno da candidatura”, afirmou.

Maria Teresa Cardoso refere que o apoio obtido é a razão pela qual o executivo promete prosseguir com o “trabalho que temos vindo a desenvolver em prol do desporto” e garante que apesar de o munício não ter sido o escolhido, “Anadia continuará a ser a Cidade do Desporto”.

De acordo com a edil, alguns dos projetos que faziam parte da candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2020 vão ser realizados “porque temos meios para isso”, afirmando “queremos ter uma Anadia mais ativa”.

Jorge Sampaio, vereador com o pelouro do Desporto, sublinhou que o trabalho desenvolvido ao longo de dois anos em prol da referida candidatura foi “muito frutuoso”, considerando ter sido um “um trabalho fantástico termos conseguido o envolvimento de toda a região centro”. O vereador referiu ainda que “o Município vai continuar o seu grande trabalho em prol do desporto, como aposta estratégica”, garantindo que 2020 “será, para nós, um ano de mudança do paradigma desportivo do concelho de Anadia”.