Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Intervenções em arruamentos de Anadia condicionam o trânsito por meio ano


quinta, 17 janeiro 2019

A Rua Júlio Maia e a Travessa dos Bombeiros Voluntários estão condicionadas ao trânsito nos próximos seis meses, sendo necessário o corte em alguns momentos, devido às obras de requalificação que estão em curso nas duas vias de Anadia. De acordo com a autarquia, esta obra está orçada em 328.763,84 euros e pretende, nomeadamente, privilegiar a circulação pedonal nas duas vias de circulação.

Conforme avança o Município de Anadia em comunicado de imprensa, “a intervenção vai ser feita em três zonas distintas: na ligação Vale Santo à Praça do Município, de carácter pedonal; na ligação Vale Santo à Avenida das Laranjeiras, com trânsito automóvel nos dois sentidos; e na zona do lavadouro e fontenário, pelo seu caráter histórico e cultural”.

Na zona que liga o Vale Santo à Praça do Município, a edilidade declara que o objetivo “é devolver o caráter pedonal desta via que se tem vindo a perder ao longo dos tempos” e acrescenta que está prevista a “limpeza e recuperação do pavimento existente, com reparações pontuais e arranjos na calçada”. Quanto à iluminação pública, a autarquia também refere que vai haver alterações, avançando que vão ser introduzidos led’s nas luminárias existentes. O executivo refere ainda que está prevista a criação de “áreas de recreio passivo, com recurso a mobiliário urbano, nomeadamente bancos, papeleiras e floreiras, ao longo de todo o arruamento”.

Quanto à ligação do Vale Santo à Avenida das Laranjeiras, a autarquia adianta que vai ser alvo de uma “intervenção mais profunda”, nomeadamente com o alargamento de passeios, no lado descendente, criação de estacionamento longitudinal, iluminação nova em led, criação de uma ciclovia que passará junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários e que terá ligação ao futuro Parque Urbano da cidade.

Por fim, no que respeita à zona do lavadouro e fontenário, a edilidade afirma que o objetivo “é dignificar a história daquele local” e para garantir o intento irão ser realizados “trabalhos de manutenção e conservação das infraestruturas existentes, dotando ainda o espaço de funcionalidade e acessibilidade para todos”, tal como se refere em comunicado de imprensa.

O Município de Anadia refere ainda que, aproveitando a intervenção nas referidas vias, irá proceder também à substituição dos ramais de abastecimento de água, bem como à reformulação da rede de drenagem pluvial.