Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município de Anadia patrocinou 21 projetos empreendedores em 2018


sexta, 25 janeiro 2019

Fevereiro de 2018 marca o início do programa de apoios ao empreendedorismo implementado pelo Município de Anadia. Até ao momento, ao abrigo do referido programa, foram apoiados 21 projetos. Ricardo Manão, vereador municipal que tutela a área do empreendedorismo faz um balanço “francamente positivo” do primeiro ano de implementação do programa.

“Invest Anadia”, é este o nome do programa que tem apoiado os projetos empreendedores que se convertem atualmente em 21 novos estabelecimentos/negócios em laboração no concelho de Anadia, com influência positiva na economia local.

Ricardo Manão refere que o sucesso deste programa municipal não se mede apenas pela “criação de emprego”, mas também “pela maior abrangência e diversidade de serviços prestados no concelho”, algo que o autarca confessa ter “superado as nossas expectativas iniciais”.

Conforme avança a autarquia mediante comunicado de imprensa, “diariamente os serviços do Município de Anadia são contactados por novos empreendedores, no sentido de conhecer como se podem candidatar aos incentivos preconizados no “Invest em Anadia”.

Quanto à percentagem de rejeição de candidaturas, Ricardo Manão diz que “é diminuta”, avançando que, neste momento, o Município tem em análise mais nove candidaturas nas mais variadas áreas.

Acrescido à atribuição de benefícios, o Município compromete-se a acompanhar os empreendedores que apoia, “no sentido de verificar o curso do seu negócio, nomeadamente se continuam a cumprir os requisitos previstos para a concessão dos apoios e isenções”, refere a autarquia. Por outro lado, compete aos beneficiários dos apoios municipais fornecer à Câmara Municipal de Anadia um relatório anual de atividades, bem como a sua prestação de contas, até ao dia 31 de março do ano seguinte à concessão dos apoios.

O vereador responsável pela área do empreendedorismo referiu ainda que o feedback dos beneficiários “tem sido bastante positivo”, uma vez que “os apoios assumem uma extrema importância para quem está a iniciar o seu negócio”.

Informática, florista, comércio de duas rodas, serviços florestais, educação, eletricidade e manutenção industrial, restauração, estética e barbearia, construção civil, vida saudável, desporto, serviços especializados de contabilidade e mediação imobiliária, vestuário e lavandaria foram, até ao momento, as áreas de negócio contempladas com os benefícios camarários, no âmbito do Regulamento “Invest em Anadia”.

Um dos objetivos futuros deste programa de apoios municipais, segundo Ricardo Manão, passará “pela aplicação de benefícios fiscais às empresas de carácter industrial que estamos a captar para as nossas zonas industriais”, uma das quais se encontra em fase de ampliação. Por outro lado, adianta que está também em curso “a criação de uma zona industrial de grandes áreas para colmatar a insuficiência de zonas de localização empresarial face à procura, pelo que esperamos, naturalmente que o programa “Invest em Anadia” tenha ainda mais sucesso”.

Autarquia anadiense quer Curia Tecnoparque elevado a Centro Empresarial do concelho

Sobre o Curia Tecnoparque, Ricardo Manão começa por dizer “queremos vê-lo firmado como o Centro Empresarial do concelho de Anadia”. Neste espaço, o vereador municipal afirma que vão ser criados novos serviços e novas valências, “para beneficiar não só as empresas que estejam na incubadora, mas também o tecido empresarial no concelho”, refere.

Ricardo Manão garante “procuraremos prestar informação essencial às nossas empresas em tempo útil, quer por intermédio de seminários, formações ou conferências com recurso a especialistas de renome nas diversas áreas”.

Em suma, a autarquia anadiense diz estar a trabalhar num espaço dedicado às empresas e aos empresários, de forma “a facilitar os serviços de que necessitam no seu quotidiano”, mas também “para estreitar contactos e relações com organismos públicos”. Para cumprir estes objetivos, Ricardo Manão sublinha que estão a ser planeadas “ações concretas no domínio do empreendedorismo, procurando estabelecer ainda relações de proximidade entre empresários, empreendedores e estudantes”, de forma a “tornar Anadia num concelho mais empresarial e dinâmico, fixando a população, criando empregos e riqueza”, concluiu.