Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Stand da Mealhada tem a assinatura de dois jovens arquitetos mealhadenses


quarta, 20 março 2019

Há meio ano Gisela e Telmo Oliveira foram desafiados pela Câmara Municipal da Mealhada para conceber o stand que iria representar o Município, primeiramente, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Os dois são irmãos, nascidos e criados na Mealhada e partilham a mesma paixão pela arquitetura, tendo-se tornado parceiros de negócio na empresa WhisHome, marca fixada há dois anos no centro da cidade e pela qual assinam o stand exibido na BTL.

O desafio foi recebido por ambos com “entusiasmo”, até porque um dos requisitos estabelecidos pela autarquia era o da possibilidade de reutilizar o espaço em vários contextos, “o stand vai ser utilizado várias vezes, ou seja, vai estar presente na FIT (Feira Ibérica de Turismo) deste ano, depois, no próximo ano, novamente na BTL e na FIT, no seu todo, mas depois tem vários elementos que vão ser utilizados em vários eventos, mais pequenos, em que a Câmara Municipal poderá participar”, explica Gisela Oliveira.

Falamos de um espaço 8x9 metros, onde, a pedido expresso da Câmara Municipal se podem encontrar elementos que caracterizam o concelho, nomeadamente as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada (água, pão, vinho, leitão), a Mata Nacional do Bussaco e o Carnaval Luso-Brasileiro, “são seis elementos que nós tivemos que conjugar, fazendo com que se interligassem”, através da conceção de um stand “todo aberto, que tivesse várias frentes e que convidasse as pessoas a entrar”, uma missão que Gisela Oliveira dá como cumprida, “acho que o objetivo foi conseguido, porque as pessoas percebem onde é que estão as 4 Maravilhas, a Mata Nacional do Bussaco e o Carnaval”.

Telmo Oliveira disse ainda ao nosso jornal que mais do que criar um espaço visível, era despertar os sentidos de quem o visita, “é importante que se veja o stand, mas o mais importante é que ele se sinta” e concretiza: “quando as pessoas o intersetam, quando estão dentro do stand, sentem os ambientes através do som, portanto, é também um stand para ser sentido”.

“Tudo o que é cultural está presente aqui, no stand da Mealhada”, afirma Gisela Oliveira, algo de que a autarquia tirou partido para os momentos de degustação e para a divulgação da oferta turística, “perto da zona da garrafeira fazem-se provas de vinho e espumante, perto da Mata Nacional do Bussaco são apresentas ofertas a nível turístico, nomeadamente com um concurso para ganhar estadias, temos também a água que representa o Luso e que demonstra a importância que a água tem para o nosso concelho”.

Na reta final desta edição da BTL, o “Jornal da Mealhada” esteve em Lisboa e perguntou aos jovens arquitetos quais as reações que tiveram ao trabalho que conceberam: “temos tido um feedback muito positivo, temos recebido bastantes elogios, mesmo das pessoas da Mealhada, que normalmente são mais críticas, e que dizem que sentem que este espaço representa a Mealhada. É um grande elogio que temos tido e que sabe bem ouvir”, garante Telmo Oliveira.

Confiantes de que este projeto lhes vai dar maior visibilidade, os jovens arquitetos entendem que o convite feito pela Câmara Municipal da Mealhada foi também um incentivo para ambos e o reconhecimento do trabalho que têm feito, “nós estamos há pouco tempo implementados na Mealhada, somos da Mealhada, trabalhamos para fora, como todos os jovens arquitetos, e decidimos regressar à nossa terra. Temos o nosso gabinete há dois anos no centro da Mealhada e temos feito o nosso caminho passo a passo. Basicamente, este convite fez valer que o nosso trabalho já estava a ser notado e que é merecedor de um projeto desta dimensão”, considera Gisela Oliveira.

 

Fotografia: Gisela e Telmo Oliveira, arquitetos da WisHome