Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Subida de temperatura até à próxima terça-feira aumenta risco de incêndio


sábado, 23 março 2019

O alerta foi dado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) que, em função das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adverte para a necessidade de tomar medidas de prevenção e precaução na utilização de fogo em espaços rurais.

Conforme avança a ANPC, a região de Lisboa e Vale do Tejo, a par dos distritos de Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança são aqueles cujos níveis de risco de incêndio estão categorizados como elevados ou muito elevados, especialmente entre hoje e segunda-feira, dia 25 de março.

A temperatura, de acordo com o IPMA, tenderá a aumentar gradualmente até ao dia 26 de março, com valores que podem atingir os 30 graus. O IPMA chama também a atenção para a humidade do ar, inferior a 35% na generalidade do país, ao longo da tarde, assim como para o vento moderado a forte que se fará sentir durante a noite e de manhã nas terras altas, em especial nas regiões Centro e Sul. Condições que se traduzem “num aumento dos índices de risco de incêndio”, afirma a ANCP.

Atendendo ao “tempo seco” que se espera para os próximos dias, a ANPC recorda que, de acordo com a lei, nos locais onde o risco temporal de incêndio seja elevado ou muito elevado, “a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa”.

Perante o perigo de propagação de incêndios rurais, a ANPC recomenda, então, a “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros”.