Teatro amador de Cantanhede regressa ao palco este fim-de-semana

No último fim-de-semana do mês o Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede volta a subir aos palcos de Cadima, Vila Nova do Outil, Zambujal e Franciscas. Esta é a penúltima jornada deste projeto, que conta, na totalidade, com a participação de 17 grupos cénicos.
Amanhã, pelas 21h30, o Grupo de Teatro Musical da Filarmónica de Covões irá apresentar no salão da Junta de Freguesia de Cadima a peça “Brilhantina – O Musical”. Tendo como anfitriã a União Recreativa de Cadima, o grupo de teatro vai apresentar pela segunda vez a adaptação de “Grease”, que fez sucesso em 1978, com o filme protagonizado por John Travolta e Olívia Newton-John.
Segundo avança a autarquia em nota de imprensa, a narrativa que serve de base à peça “Brilhantina – O Musical”, “decorre no verão de 1958, quando Danny Zuko e Sandy Dumbrowski se apaixonam na praia”. Desde aí é contada a história do casal: “terminada a época balnear, Sandy, cuja família está a pensar regressar à sua Austrália natal, teme pela separação definitiva do seu amor. Porém, uma alteração dos planos familiares faz com que Sandy e Danny se reencontrem na mesma escola. A partir daí o espetáculo desenrola-se ao ritmo de uma banda sonora recheada de êxitos, mostrando o dia-a-dia dos adolescentes numa comunidade escolar dos Estados Unidos, nos anos 1950”. Para além da ficção, esta peça aborda temas atuais, nomeadamente, a sexualidade, a gravidez na adolescência, o alcoolismo e o tabagismo.
O Grupo de Teatro “Renascer” da Sanguinheira também subirá ao palco amanhã, na sede do Clube União Vilanovense, às 21h30. Conforme avança a edilidade, o grupo vai apresentar uma adaptação de “Aqui há Fantasma”, de Henrique Santana. Em traços gerais, a história “decorre numa casa senhorial abandonada após o assassinato de um criado. O professor Hermes procura testar o produto de uma investigação de muitos anos: a pílula da coragem. Para isso desafia um jovem medroso a passar a noite na velha mansão, assombrada, sim, mas pelo criado do investigador. O pior é que… vai ser um serão de morrer de rir pelos equívocos gerados por tal artifício”.
A Associação Juvenil do Zambujal e Fornos receberá igualmente amanhã, pelas 21h30, o Grupo de Teatro do Pedra Rija, de Portunhos. Este grupo vai trazer ao palco a peça “Médico à Força”. “Trata-se de um clássico de Molière que conta a história de um simples lenhador, Sganarelo, que é levado pelas circunstâncias a exercer a medicina. É verdade que ele já tinha sido em tempos criado de um médico e que dessa convivência tinha resultado a aprendizagem de um conjunto de práticas e de uns quantos termos apanhados de ouvido, alguns em latim macarrónico, conhecimentos que iam servindo para exercer um certo tipo de medicina, para pasmo dos pacientes e familiares. Uma sátira sobre os médicos de outros tempos que também ridiculariza os pais que tantos entraves colocavam às inclinações amorosas de suas filhas”, segundo revela a autarquia cantanhedense em nota à imprensa.
Por fim, no domingo, é a vez de O Cénico dos Esticadinhos de Cantanhede visitarem a Associação do Grupo Musical das Franciscas para apresentar na sede desta coletividade, às 15h30, uma adaptação de “O Sentido da Vida”. Segundo avança a edilidade, trata-se de uma “comédia de Emílio Boechat que procura respostas a algumas interrogações e inquietações de toda a gente sobre o sentido da vida. Uma peça espirituosa e divertida, pontuada de algum nonsense, em que a única certeza relativamente à vida é mesmo a morte…”.
Segue-se mais um fim-de-semana de promoção do teatro, sobretudo amador, e que tem tido um “assinalável impacto cultural nas comunidades locais, com reflexos muito positivos ao nível do intercâmbio comunitário”, revela a autarquia cantanhedense.
Fotografia: “Brilhantina – O Musical”, pelo Grupo de Teatro Musical da Filarmónica de Covões