Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

IPDJ promove campanha “Violência Zero” no desporto


quarta, 24 abril 2019

O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) está a promover uma campanha de sensibilização contra a violência no desporto, denominada “Violência Zero”, enfatizando a necessidade de manter valores éticos como a cooperação, o respeito, a solidariedade e a tolerância.

A campanha está, neste momento, a ser divulgada nos quatro canais generalistas de televisão e também na internet, através da página – www.violenciazero.gov.pt.

Na internet, a promoção do fair play extravasa o site já mencionado e passará também pelas redes sociais, nomeadamente o Facebook e o Instagram, nas quais vão ser divulgadas iniciativas, recursos pedagógicos desenvolvidos no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), exemplos de fair play, em Portugal e no Mundo, notícias e boas práticas no que respeita à ética desportiva.

“Há momentos nos desportos que marcam para sempre…Não deixe que a violência seja um deles”. Este é um dos slogans da campanha que está a ser divulgada na televisão e que vai, também, percorrer as páginas de redes sociais e de internet de cariz noticioso. Com a hashtag #ViolênciaZero a promoção de boas práticas éticas no meio desportivo também vai ser levada para os fóruns onde, habitualmente, “mais se discute sobre desporto e em que os termos utilizados ultrapassam, não raras vezes, o limite do razoável”, refere o IPDJ em nota de imprensa.

Campanha “Violência Zero” circula na televisão, na internet e nas escolas

Aliadas desta campanha serão, também, as escolas: “o Ministério da Educação desafiou todos os agrupamentos escolares a fazerem de 13 a 17 de maio a “Semana Contra a Violência no Desporto”, desenvolvendo atividades de prevenção e combate, junto de crianças e jovens, nomeadamente no âmbito da disciplina de Educação Física”, avança o IPDJ.

De acordo com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, esta campanha “enquadra-se numa das prioridades do Programa XXI Governo Constitucional: a intervenção sobre os fenómenos de violência associados aos eventos desportivos, com especial incidência na dissuasão das manifestações de racismo, de xenofobia e de intolerância”.

“O número significativo de acontecimentos e autos de notícia que chegam ao Instituto Português da Juventude e Desporto, I.P., reportando incidentes ocorridos em eventos desportivos, constituíram a necessidade de reforçar a eficácia, eficiência e celeridade dos processos associados a estes fenómenos, bem como de promover outras medidas, nomeadamente de caráter preventivo, com vista a garantir uma melhoria na segurança dos eventos desportivos”, afirmam.

Atendendo à realidade identificada pelo IPDJ, nasce a campanha “Violência Zero”, após “uma avaliação profunda sobre a matéria e depois de o Governo criar a “Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto”, garantindo melhores condições de funcionamento e especialização à Administração Pública, no âmbito destas tão relevantes matérias”, afirmam em nota de imprensa.

IPDJ refere que o combate à violência no desporto é uma das prioridades do Governo

Para o combate à violência no desporto, o IDPJ avança que já foi criado um grupo de trabalho multi-institucional, “cuja missão é abordar regularmente e de forma concertada estas temáticas”. Acresce a esta medida uma proposta do Governo, que está na Assembleia da República desde outubro de 2018, para a “alteração à Lei 39/2009, de 30 de julho, que estabelece o regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, de forma a possibilitar a realização dos mesmos com segurança”, elucida o IPDJ.

Sobre a campanha “Violência Zero”, o IPDJ chama a atenção para o visionamento do spot publicitário da campanha (https://www.youtube.com/watch?v=NLvdnsRRLws&feature=youtu.be) e de alguns testemunhos (https://www.youtube.com/channel/UCfeFp9Ept-AkLsnmOGPq0Jg/video).

Para os interessados em saber mais sobre a campanha, o IPDJ recomenda a consulta do Portal da Juventude (www.juventude.gov.pt) ou a deslocação a uma Loja Ponto JA próxima da área de residência.

 

Créditos Fotográficos: Sapo Desporto