Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Virgílio Brêda publica sexto livro


quinta, 13 junho 2019

Virgílio Brêda apresenta este mês o seu sexto livro. “Percepções e Memórias – 2.ª Série” reúne crónicas que foram publicadas no Jornal da Mealhada. O autor, que assume escrever “por gosto e não por necessidade”, completou esta semana 90 anos de idade.

Médico com mais de cinco décadas de experiência, o mealhadense Virgílio Brêda estreou-se como autor em 2009 com o livro “Vivências de Médico ‘Todo o Terreno’”. Nesta obra apresentou “memórias” de um profissional bairradino que exerceu medicina em três continentes (Europa, África e Ásia), “nas mais diversas condições”.

Virgílio Brêda é também o autor de “Reencontros” (2014), “Contornos da Vida” (2015), “Percepções e Memórias” (2017) e “Virar-me para Deus” (2017). Este último livro dá a conhecer conversas do autor com o “Criador”. Enquanto médico, Virgílio Brêda orgulha-se de ter salvado “dezenas de vidas, algumas vezes com ajuda divina”.

Porque precisa de “descansar”, Virgílio Brêda faz uma pausa na colaboração com o Jornal da Mealhada. “Pode ser que um dia volte a escrever”, conclui, referindo-se não só à crónica como também a um sétimo livro. Se voltar, continuará a optar por uma “escrita simples” e a esposa, Maria Eugénia Castilho, continuará a ser a primeira “revisora” e “crítica” dos seus manuscritos com “letra de médico”.