Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Centro de Interpretação Ambiental anima férias escolares


quarta, 07 agosto 2019

Desde o início das férias escolares, mais de 500 crianças e jovens já participaram nas atividades do “Verão AltaAmbiente”, levadas a cabo pelo Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Mealhada. Até 13 de setembro, multiplicam-se as iniciativas em torno de temas como a reciclagem, a fauna, a flora e a preservação de recursos naturais. Jogos, filmes, sessões de esclarecimento, histórias e oficinas são algumas das atividades que o CIA dinamiza, divertindo e ensinando.

O êxito do “Verão AltaAmbiente” prende-se com a diversidade de propostas que podem ser tanto interiores, com recurso a meios audiovisuais e equipamentos, como exteriores, tirando partido dos 14 hectares que compõem o Parque da Cidade da Mealhada, onde o CIA está instalado. Nestes programas, fala-se da importância da água e da floresta, ouvem-se os sons dos animais, fazem-se armadilhas para vespas asiáticas, investiga-se o parque e o seu habitat e fazem-se jogos de reciclagem, entre outras propostas. As atividades são gratuitas e dirigidas a grupos de instituições públicas ou privadas.

O CIA dispõe ainda de outras atividades a decorrer ao longo de todo o ano. São as “Tardes AltAmbiente”, destinadas a jovens do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário. A próxima “Tarde AltAmbiente” realiza-se a 19 de agosto, sendo dedicada à “teia da vida”.

O CIA é um espaço que procura despertar para a mudança de comportamentos e atitudes sobre a problemática ambiental. Dá aos cidadãos conhecimentos e meios que lhes permitem lidar com os desafios de um desenvolvimento sustentável.