Apresentação   |    Estatuto editorial   |    Ficha técnica   |    Newsletter   |    Publicidade   |    Contactos
Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
10 Dezembro 2018
segunda-feira
Siga-nos em    
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
Confraria dos Enófilos da Bairrada entroniza Júlio Magalhães como Confrade de Honra
06 Dez 2018, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 82
Acessibilidade:

No passado dia 24 de novembro a Confraria dos Enófilos da Bairrada realizou o XL Grande Capítulo, no Palace Hotel do Bussaco. Na cerimónia marcaram presença 150 enófilos, que presenciaram a entronização de 16 Confrades Efetivos, dois Confrades de Mérito e do jornalista Júlio Magalhães como Confrade de Honra.

A Confraria dos Enófilos da Bairrada foi fundada em 1972 com o objetivo de defender, promover e divulgar o vinho da Bairrada. Atualmente, é a mais antiga confraria nacional, cuja organização da cerimónia do Capítulo é uma das atividades de excelência.

De cariz anual, a cerimónia do Capítulo realiza-se, desde o primeiro ano, no Hotel Palace do Bussaco e este ano não foi exceção. Neste evento, a Confraria dos Enófilos da Bairrada assinalou a data com um momento solene – a entronização do jornalista e diretor geral do Porto Canal, Júlio Magalhães, como Confrade de Honra.

No XL Grande Capítulo, marcaram presença 150 enófilos, os quais puderam testemunhar a entronização de vários Confrades Efetivos, nomeadamente: Luís Abreu, Nuno Jorge, Tomás Cabral, João Paulo Vaz, António Manuel da Silva, António Cabeço, Maria Fernandina Serra, Arlindo Martins, Licínia Ferreira, António Paulo Rodrigues, Waldomiro Neto, José Roberto Cueto, Filipa Pato, William Wouters, Nélia de Oliveira e Maria Helena Ribeiro. Para além destes, foram também entronizados como Confrades de Mérito o Município de Anadia e Maria Generosa Ferreira Catarino, distinguida com esta nomeação pelo “contributo inestimável que tem dado à confraria, à região e ao vinho”, tal como afirma a Confraria dos Enófilos da Bairrada em comunicado de imprensa.

À mesa, para além do tradicional cabrito assado, foram servidos vinhos da Bairrada das quatro décadas que se pretendiam comemorar neste evento e que comprovam o esforço da confraria na proteção e valorização dos vinhos da região. Mas nem só de boa mesa viveu esta cerimónia, o grupo musical “Presto Duo” também marcou presença para envolver os convivas num ambiente de conforto e tranquilidade antes e durante o jantar.

Para além da celebração do vinho e da distinção de algumas pessoas pelo tanto que fazem em nome da confraria, da região e do néctar bairradino, esta edição do Capítulo marcou também o início das comemorações dos 40 anos da Confraria e da criação da região demarcada, tendo sido, inclusivamente, apresentadas algumas das atividades que se realizarão em 2019, em parceria com a Comissão Vitivinícola da Bairrada, Rota da Bairrada, Academia do Vinho e o Círculo Cultural de Música da Bairrada.

Segundo avança fonte da Confraria dos Enófilos da Bairrada, para o próximo ano vão ser desenvolvidas conferências e colóquios, concertos e exposições focados na história da região, assim como será feito o lançamento de um vinho comemorativo concebido pela Confraria, em parceria com vários produtores da região.

Tags: Confraria, Júlio Magalhães, Região
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Terreno Para Construção
Venda - Novo
Aveiro
Santa Maria da Feira, Milheirós de Poiares
Consultar Imóvel »
Moradia em Banda T4
Venda - Novo
Aveiro
Águeda, Águeda e Borralha
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal Frontal. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.